Declaração de artista
Partindo da observação do corpo, do movimento e da transformação, minha pesquisa levanta questionamentos sobre a visão da sociedade patriarcal, a objetificação, o silenciamento e o apagamento da mulher, além de explorar o papel do corpo nesse contexto. Utilizo uma variedade de linguagens incluindo vídeo performance, fotoperformance, fotografia, desenho, pintura, escultura e instalações. A estética barroca exerce uma influência marcante em minhas obras, manifestando-se através da dramatização e do jogo entre luz e sombra. Minha experiência de vida e a busca pela cura permeiam meus processos artísticos. Explorando dualidades e procurando abordar temas delicados de maneira não agressiva, meu trabalho prefere intrigar, provocar um certo desconforto e despertar curiosidade no espectador.
Bio
Liane Roditi (1967) é carioca, bailarina e artista visual, vive e trabalha no Rio de Janeiro.
É graduada em Dança pela Faculdade da Cidade, estudou na Escola de Belas Artes da UFRJ e frequenta diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atualmente participa do curso Encontros e Reflexões com Iole de Freitas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, do Grupo de Acompanhamento Feminista coordenado por Talita Trizoli, e do Grupo de Acompanhamento de Artistas do Hermes Artes Visuais com Marcelo Amorim. Em 2022, participou do programa de formação profissional para artistas da Galeria Tato, e do Grupo de Acompanhamento de Artistas com Lucas Benatti e Mariana Leme.
Exposições coletivas selecionadas: Mostra de videoarte Ciclos – Poéticas do Tempo, Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, Brasil (2024). Cama de Gato, Hermes Artes Visuais, Ed. Vera, São Paulo, Brasil (2024). Corpo: Entre Suporte, Gesto e Dispositivo, Fonte, São Paulo, Brasil (2024). Entrelinhas do Cotidiano, Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, Brasil (2024). Afetos Insurgentes: Corpos em Conexão, Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, Brasil (2023). Corações à Desmedida, Solar do Abacaxis em homenagem à Rochelle Costi, Rio de Janeiro, Brasil (2023); 1º Performa no Espaço Apis, Rio de Janeiro, Brasil (2023). Paralela Eixo, Eixo Reserva, Niterói, Brasil (2023). “O banquete: oferendas de amor” – Programação paralela ArtRio, Rio de Janeiro, Brasil (2022). Festival Lux de Performances, Lux Espaço de Arte, São Paulo, Brasil (2022). Cara a Cara, Galeria Tato, São Paulo, Brasil (2022). FIDS 2ª Edição – Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance, online (2022).
Residências artísticas: Vermont Studio Center, Johnson, VT, EUA (2024). Canteiro, SP, Brasil (2024). Terra Afefé, Ibicoara, Brasil (2023). Casero Residência, Parque Nacional do Itatiaia, Brasil (2023). Kaaysá Art Residency e Potência Ativa São Sebastião, Brasil (2022). Galeria Tato e Kaaysá Art Residency, São Sebastião, Brasil (2022). Práticas para sustentar a imprecisão – Parte do projeto h e t e r o l ó g i c a, contemplado pelo ProAC 37/2020 “Produção e temporada de espetáculo de dança com apresentação online”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, via Lei Aldir Blanc. São Paulo, Brasil, 2021